Berçários 1 e 2

Ambiente seguro e acolhedor

Proporcionamos um ambiente seguro e acolhedor, com várias atividades que estimulam o desenvolvimento motor, cognitivo, socio-emocional, explorações e descobertas.

Observamos o progresso do bebê de acordo com suas fases, registrando os avanços e dificuldades, a necessidade de mais estímulos, variando as atividades de acordo com o interesse da criança, promovendo aprendizagem e alegria.

Principais dúvidas dos papais

Logo abaixo você encontra as principais dúvidas que os pais tem sobre a escola. Fique à vontade para entrar em contato. 

Qual é a rotina diária dos bebês? Como são organizados os horários de alimentação, sono e higiene?

A rotina é flexível e individualizada, respeitando os ritmos de cada bebê. Os horários de alimentação são definidos pelas necessidades de cada criança, seguindo as orientações dos pais. O sono é monitorado e respeitado, com um ambiente tranquilo e adequado. A higiene é realizada regularmente, com trocas de fraldas frequentes e banhos conforme a necessidade.

A proporção de cuidadores por bebê é cuidadosamente planejada para garantir a atenção individualizada e a segurança de cada criança. 

Geralmente, a proporção é menor para os bebês mais novos, aumentando gradualmente conforme eles adquirem mais autonomia.

A escola segue as recomendações dos órgãos reguladores e busca manter um número adequado de profissionais qualificados.

A escola implementa rigorosos procedimentos de segurança, incluindo controle de acesso na entrada e saída, identificação de pais e responsáveis, e possivelmente o uso de câmeras de monitoramento em áreas comuns (sempre respeitando a privacidade).

Há protocolos bem definidos para a entrega e a retirada das crianças.

O processo de adaptação é gradual e sensível, reconhecendo a importância do vínculo entre o bebê e os pais. Geralmente, é permitido que os pais acompanhem o bebê por um período inicial, que pode variar de acordo com a necessidade de cada criança, para que ele se sinta mais seguro e confiante na transição para o novo ambiente.

A escola possui protocolos claros para lidar com emergências e casos de doença, incluindo contato imediato com os pais ou responsáveis e encaminhamento para serviços médicos, se necessário. Pode haver profissionais de saúde (como enfermeiros) na equipe ou convênios com serviços de saúde para suporte.

A comunicação com os pais é priorizada e realizada de diversas formas, como relatórios diários (verbais ou escritos), aplicativos de comunicação ou agendas, informando sobre a alimentação, o sono, as trocas de fraldas, o humor e as atividades realizadas pelo bebê ao longo do dia.

São oferecidas atividades de estimulação adequadas a cada fase do desenvolvimento, como móbiles, brinquedos sensoriais com diferentes texturas e cores, tapetes de atividades, músicas suaves, massagens, exploração de objetos seguros e atividades que incentivam o movimento livre e o engatinhar (quando apropriado).

São utilizados materiais e brinquedos seguros, atóxicos e adequados para cada faixa etária, que estimulam os sentidos, a coordenação motora e a exploração. Eles passam por higienização regular para garantir a saúde dos bebês.

O desenvolvimento emocional é promovido através de um ambiente acolhedor, seguro e com cuidadores atenciosos que respondem às necessidades dos bebês com carinho e afeto. O desenvolvimento social se inicia com as interações com os cuidadores e outros bebês, em momentos de brincadeira e exploração conjunta.

Períodos e horários

Integral 1

8 a 9 horas na escola.

Integral 2

10 a 12 horas na escola.

Semi-Integral

5 a 7 horas na escola.

Manhã ou Tarde

4 horas e 30 minutos na escola.