Srs. Pais,

Sabemos hoje, através de diversas pesquisas que o ato de dormir não é apenas uma pausa para descanso do corpo e da mente. Em todas as fases da vida, nosso organismo trabalha para valer nesse período.

Na infância, é durante o sono que o organismo produz alguns hormônios. Entre eles, o mais importante é o do crescimento (Growth Hormone), o GH, secretado no primeiro terço de noite tanto das crianças quanto nos adultos. O GH é essencial para o crescimento dos ossos e músculos. Então a antiga lenda que a criança cresce enquanto dorme já é um fato comprovado.

Na idade escolar, além do crescimento, o sono ajuda na fixação dos conceitos aprendidos durante o dia. Noites mal dormidas resultam em um aprendizado de má qualidade, alertam os neuropediatras.

Na adolescência, até os 20 anos, o organismo aproveita 100% dos hormônios do crescimento, porque o corpo ainda está se desenvolvendo. Após essa idade, o aproveitamento destes hormônios é de apenas 10%. Daí, a necessidade de um sono regular. Isso para não dizer que as funções cognitivas, como raciocínio e memória, por exemplo, também ficam comprometidas se, por acaso, o adolescente não dormir o que precisa à noite.

Na fase adulta, para agüentar o dia-a-dia, somente uma boa noite de sono para “recarregar as baterias” e manter a saúde física e mental.

Independente da idade, todos devem dormir, pelo menos, oito horas.

Acompanhe o quadro abaixo com o número de horas de sono necessárias por idade:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *