Mini-Maternal

Mini-maternal - Escola Primeiro Estágio

Desenvolvimento integral da criança

Utilizamos atividades lúdicas que fornecem o aprendizado, através de brincadeiras, além dos aspectos importantes para o desenvolvimento integral da criança, como: estímulo à criatividade, coordenação motora e socialização.

Para isso, proporcionamos um ambiente educacional rico e estimulante, onde ela possa explorar e aprender de forma divertida.

Principais dúvidas dos papais

Logo abaixo você encontra as principais dúvidas que os pais tem sobre a escola. Fique à vontade para entrar em contato. 

Como é o processo de adaptação para crianças um pouco maiores?

O processo de adaptação para crianças de 2 anos também é gradual, mas pode envolver uma participação mais ativa da criança na exploração do novo ambiente. Os pais ainda têm um papel importante em transmitir segurança, e a equipe da escola oferece atividades acolhedoras e lúdicas para facilitar a integração da criança ao grupo.

A socialização é trabalhada através de brincadeiras em grupo, atividades que incentivam a partilha e a cooperação, e momentos de interação livre supervisionados pelos professores. São criadas oportunidades para que as crianças aprendam a se comunicar, a respeitar os colegas e a construir relacionamentos.

Os desafios comportamentais são abordados com compreensão e estratégias pedagógicas adequadas à idade. Os professores auxiliam as crianças a expressarem suas emoções de forma saudável, a desenvolverem a empatia e a aprenderem a compartilhar através de conversas, jogos e atividades que promovem a colaboração.

São oferecidas diversas atividades lúdicas, como brincadeiras com blocos de construção, jogos de encaixe, atividades de faz de conta, pintura, modelagem, música e movimento. As atividades pedagógicas são introduzidas de forma leve e divertida, explorando cores, formas, tamanhos e quantidades de maneira prática e contextualizada.

A linguagem e a comunicação são estimuladas através de conversas, leitura de histórias, cantigas, jogos de palavras, dramatizações e atividades que incentivam a expressão oral e a compreensão de comandos simples.

A estrutura do dia a dia inclui horários definidos para as atividades pedagógicas, brincadeiras livres, alimentação (lanches e refeições), higiene pessoal e descanso (soneca), com flexibilidade para atender às necessidades individuais das crianças.

A escola possui procedimentos claros para lidar com acidentes e indisposições, incluindo primeiros socorros, comunicação imediata com os pais ou responsáveis e, se necessário, encaminhamento para atendimento médico.

A comunicação com os pais é realizada através de conversas informais, relatórios periódicos sobre o desenvolvimento, reuniões individuais e, possivelmente, o uso de ferramentas digitais para compartilhar informações e fotos das atividades.

Períodos e horários

Integral 1

8 a 9 horas na escola.

Integral 2

10 a 12 horas na escola.

Semi-Integral

5 a 7 horas na escola.

Manhã ou Tarde

4 horas e 30 minutos na escola.